“Avaliação da e na Educação Infantil: do planejamento à ação pedagógica e a Documentação Pedagógica” foram os temas abordados pela oficial da Primeira Infância no Brasil pelo Unicef, Carol Velho.
A temática dialogou e envolveu professores, coordenadores e gestores das escolas municipais que estavam presentes da Jornada Pedagógica 2024, que ocorreu no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Hangar), nesta quinta-feira, 18, e sexta-feira, 19. O evento continua na próxima semana, de segunda, 22, a sexta, 26, nas escolas municipais.
Autoavaliação institucional
“A formação tem como objetivo subsidiar as unidades de educação infantil do município quanto à compreensão e aplicação da autoavaliação institucional, por meio dos indicadores de qualidade (Indique), em especial aquelas que estarão participando da iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), visando que a ferramenta possa subsidiar a gestão pedagógica e administrativa em nível de escola e de gestão municipal”, afirma Carol Velho, oficial do Unicef.
Os estudantes da educação infantil são protagonistas nos diversos projetos pedagógicos desenvolvidos no decorrer do ano letivo, planejado pelos professores, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral, tendo em vista as características e potencialidades intelectuais, físicas, emocionais e culturais.
Compromisso
“É muito importante haver o acompanhamento e avaliação das ações pedagógicas, para ajudar no desenvolvimento do aprendizado dos estudantes. Assim, honramos com o compromisso em oferecer um ensino de excelência, valorizando a aprendizagem e os valores da rede municipal”, afirma a diretora de educação da Semec, Jaqueline Rodrigues.
Texto: