O fortalecimento da educação ambiental nas escolas foi debatido na Conferência Nacional de Educação (Conae 2024), realizada em Brasília, que encerrou nesta terça-feira, 30. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) foi representada pela secretária Araceli Lemos, que participou dos debates dos eixos programáticos discutidos para o alinhamento de diretrizes, metas e estratégias para a construção do Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2034). O presidente Luís Inácio Lula da Silva participou do encerramento do evento, que reuniu educadores e gestores de todo o país.
Também participaram do evento, o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Alberto Damasceno, o presidente da Fundação Escola Bosque (Funbosque), Laurimar Matos, além de organizações sociais e representantes da área. Sob a coordenação do Fórum Nacional de Educação (FNE), a Conferência teve como tema este ano, o “Plano Nacional de Educação 2024-2034 (PNE 2024-2034): Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.
Fortalecimento da educação
Para a titular da Semec, Araceli Lemos, o encontro estabeleceu discussões fundamentais para a melhoria da qualidade da educação brasileira. “Após seis anos sem a realização deste encontro, ele voltou mais potente e com debates de suma importância, com especial foco na educação ambiental, onde defendemos, como amazônidas, a ampliação, o fortalecimento e mais investimentos nesta área, especialmente para Belém, que vai sediar a COP-30”, pontuou Araceli, com a expectativa de maior aporte de recursos no PNE.
“A Conferência representa um movimento decisivo em nível nacional que terá rebatimento importante nos municípios, a exemplo de Belém, porque vai provocar uma nova rodada de discussões sobre políticas educacionais no sentido de contribuir na construção de uma educação de qualidade social, plural e inclusiva”, avaliou o professor Alberto Damasceno.
Diretrizes – De acordo com o governo federal, o PNE é fundamental para garantir a educação de qualidade em todo o País. O documento unifica as diretrizes das políticas públicas do setor, articulando o trabalho do Governo Federal com estados, municípios e o Distrito Federal. Antes da Conferência Nacional, foram realizadas conferências estaduais, distritais e municipais entre outubro e novembro de 2023, coordenadas também pelo Fórum Nacional de Educação.
Texto: