Estudantes da rede municipal de ensino fazem exposição artística sobre o distrito de Icoaraci

• Atualizado há 3 anos ago

Com o tema “Icoaraci de frente para o sol”, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), está com a exposição artística de estudantes do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso.

A instalação pode ser vista na Galeria das Crianças Professora Amaralize Sfair, do Cento de Formação de Educadores Paulo Freire, localizada na travessa Rui Barbosa, 1.353, no bairro de Nazaré. 

A exposição, coordenada pelo Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nace), é resultado do Projeto “Icoaraci, de frente para o Sol, iluminando os seus caminhos: visualizando o hoje através do seu passado”.

O projeto é desenvolvido como estratégia educacional interdisciplinar a partir de uma abordagem histórica do distrito de Icoaraci e as mudanças ambientais e físicas que ocorreram no local com o passar dos anos, na perspectiva dos alunos e suas pesquisas.

Ele foi conduzido pelas educadoras Bruna Almeida, Marcineide Sousa, Taiana Sota, Thatiane Diniz, Rosana Cordeiro e Ângela Leal, e pelo educador Enock Barbosa, prmovendo oficinas de “Sensibilização em Argila”, “Educação Patrimonial”, “Educação Ambiental e Artes Visuais”, e o auxílio das tecnologias informacionais em educação. 

Segundo a oficineira Rosana Cordeiro, a proposta buscou proporcionar a compreensão das perspectivas marcantes da Vila Sorriso, nos aspectos econômico, político, social e cultural do cotidiano de moradores e visitantes, relacionando a educação patrimonial, o registro dos acontecimentos da história do lugar, não apenas a noção de propriedade, bens, mas de herança social, memórias e identidades coletivas.

Esculturas em argila – Com isso, a exposição traz uma instalação de esculturas produzidas em argila, a partir da observação do trajeto dos educandos, de casa para a escola, na Vila de Icoaraci.

Parte dessa exposição ilustra uma Icoaraci do passado, outra do presente e mais uma com projeção para o futuro. “Fizemos passeios pelo trajeto das crianças até a orla de Icoaraci, que fica de frente pro sol, e passamos por casarões históricos e pontos turísticos” comenta orgulhosa a oficineira. 

Ela diz, ainda, que “a gente levou os alunos para ver os grandes prédios em Belém e assistiram filmes futurístico, para pudessem expressa uma projeção de vida para daqui a 50 anos. Fomos surpreendidos com casas com mais quartos, com banheiro dentro de casa, um melhor estilo de vida com conforto para as suas famílias. Tudo do jeito deles”, concluiu Rosana.

Além da maquete, os visitantes podem conferir uma cartografia do imaginário interativa, onde será possivél fazer uma intervenção e assistir relatos de mestres do bairro.

Serviço

A exposição segue até o dia 30 de novembro, das 8h às 16h. Escolas públicas e privadas podem agendar visitas pelos tefones: (91) 98988-6055 / 98169-4635 ou por e-mail nacesemec@gmail.com

Texto: Tábita Oliveira

Veja também