Ela nasceu em Bujaru, mas escolheu Ananindeua para morar com a família. Casada, mãe de dois filhos, Célia França tem 54 anos, 26 deles dedicados à educação municipal de Belém. Ela foi premiada com medalha e troféu “Professora Destaque” por organizar e liderar as equipes campeoníssimas da escola Olga Benário, participantes da I Mostra de Inovação e Tecnologia da Educação.
Célia compreende que cada espaço dentro da escola permite a aprendizagem de forma diferente e que o conhecimento é um processo de troca. “Temos que trabalhar em sintonia com a realidade do aluno, conhecer as condições de vida da família e da comunidade em torno da escola. Só o trabalho coletivo é capaz de produzir resultados e avanços”, ressalta a professora.
Os primeiros passos profissionais de Célia no âmbito municipal foram na Educação Infantil, no exercício diário de ensino e aprendizagem na primeira infância. Atualmente, ela compartilha sua rica experiência no Laboratório de Informática Educativa da Escola Olga Benário, no bairro de Águas Lindas.
Ela é mestre em Ciências da Educação, pela Universidade de Évora, em Portugal; especialista em Informática na Educação, pela Universidade Estadual do Pará (UEPA); graduada em História, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e em pedagogia, pela UNINTER
Reconhecimento
“Como dizem os sábios, quem planta, colhe. Os resultados vieram e nossa escola conquistou medalhas nas categorias em que participou. É certo que a Célia não fez nada sozinha, aí, aparece mais uma qualidade da professora, ela é gregária, gosta de trabalhar em equipe, não hesita em buscar ajuda, dentro e fora da escola”, ressalta, emocionado, o diretor da escola, Marcelo de Carvalho. “Assim, os professores, coordenação pedagógica e funcionários aceitaram, de pronto, colaborar nas ações do projeto. O prêmio que a Célia conquistou é merecido e tem a capacidade de jogar luz para a trajetória profissional de uma das profissionais mais brilhantes com quem tive o privilégio de trabalhar”.
“Quero agradecer aos que acreditam e apostam no potencial de cada estudante, aos estudantes e profissionais de educação da escola, à equipe do Nied, pela organização e seriedade na condução da mostra, que começou muito antes do dia de hoje e envolveu trabalho, planejamento e empenho pedagógico”, conclui a professora Célia.
Texto: