Prefeitura de Belém destaca importância do coordenador pedagógico no dia nacional da categoria

• Atualizado há 2 anos ago

Nesta terça-feira, 22 de agosto, é comemorado o dia nacional do Coordenador pedagógico. Ele é responsável por coordenar e orientar o trabalho dos professores, garantindo a qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos.

Na escola, o coordenador pedagógico é quem garante um clima escolar positivo e saudável, promovendo a integração e colaboração entre todos os membros da comunidade escolar.

Suporte necessário

Se o professor está com alguma dificuldade, seja com aluno ou com a política pedagógica, é o coordenador que dá o suporte para superar o problema. Quando o aluno ou os país estão com dúvida ou algum problema com a escola, é o coordenador que entra em cena para resolver. As programações  culturais e esportivas, que são realizadas pelas escolas, também têm a participação do coordenador pedagógico na organização.

Papel de destaque

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), desde 2021, não tem medido esforços para garantir uma educação de qualidade, onde o coordenador pedagógico tem papel de destaque na escola e, por isso, tem garantido a valorização desse profissional com formação contínua  do conhecimento, por meio do centro de formação, incentivo à pós- graduação, concurso público e salário acima do piso salarial do coordenador pedagógico.

“Em nossas escolas os coordenadores pedagógicos, sem dúvida nenhuma, são de fundamental importância. Eles coordenam todo o processo pedagógico da escola, trabalham com o professor, alunos e pais e fazem todo o plano pedagógico”, destaca a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos.

“Nesta data quero agradecer, parabenizar e abraçar todos os nossos coordenadores pedagógicos da rede municipal pelo grande trabalho que realizam nas escolas”, declarou Araceli Lemos.

Profissão desafiadora

A coordenada pedagógica Débora Fernandes Ataíde, lotada na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Benvinda de França Messias, foi a primeira colocada no concurso de 2002.  Ela vê a profissão como um desafio e também como algo prazeroso, ao mesmo tempo.

“Eu gosto de dizer que a nossa profissão é desafiadora, porque estamos sempre na frente para resolver os problemas que aparecem na escola, mas vem o prazer em saber que você está contribuindo para mudança na vida de um um aluno e ver que ele está progredindo na área de educação, isso é gratificante”, disse.

Para Débora, a relação dos coordenadores pedagógicos com os professores é de apoio. “O professor fica muito alegre quando ele sabe que tem um coordenador dando apoio às situações mais adversas, seja com atividades pedagógicas ou com alunos. O nosso papel é ajudar com estratégias, atividades e ferramentas pedagógicas. O que podemos oferecer para superar aquela situação?”, diz a coordenadora pedagógica.

Sobre o papel do coordenador pedagógico, Débora Fernandes comenta que uma palavra resumiria: mediador. “Coordenador pedagógico assume muitas tarefas dentro da escola, se eu pudesse resumir diria que ele é um mediador entre os professores, pais e alunos e direção escolar”.

“Lembrada” é como Débora gostaria de passar o dia nacional do coordenador pedagógico. ” A gente organiza festa do dia dos pais, dia do aluno, dia da escola, do diretor, eu também queria que fizesse uma festa pra mim”, finaliza.

Texto:

Luis Miranda

Veja também