No Dia do Estudante, 11 de agosto, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), devolveu para o bairro do Jurunas a Escola Municipal de Ensino Fundamental Honorato Filgueiras totalmente revitalizada e ampliada, com investimento de R$ 526.601,20. A unidade de ensino, que conta 59 anos de fundação, foi revitalizada pela última vez em 1995 e, nos últimos anos, vinha sofrendo com o descaso das gestões municipais anteriores.
Com a reforma e ampliação, a escola passa a ter espaço multiuso e salas climatizadas para oferecer qualidade e conforto aos alunos matriculados. Assim como sala de recursos muntifuncionais, banheiro para estudantes com deficiência e acessibilidade. E mais um ambiente multiuso, sistema de combate a incêndio, revisão da cobertura, instalação de novo padrão de entrada de energia para climatização dos dois blocos do prédio, além dos serviços de pintura geral.
A dona de casa Mara Farias, que já teve um filho matriculado na escola e atualmente tem o neto Fernando Gabriel, de 11 anos, matriculado na unidade de ensino, disse que está satisfeita com o resultado da revitalização.
“Eu já fui mãe de aluno e agora sou avó e ver a escola assim revitalizada está sendo gratificante. Essa escola sempre teve uma equipe de professores boa, só faltava mesmo os reparos na estrutura física”.
Alessandra Seabra, que é a professora com mais tempo de serviço na escola, descreve o que representa a reinauguração da instituição de ensino à comunidade escolar da Honorato Filgueiras.
“O sentimento que vivo hoje é de gratidão por saber que a nossa comunidade continuará sendo assistida em um ambiente acolhedor e com uma estrutura boa. Agora nossos alunos vivem em um espaço confortável o que favorece no aprendizado”, ressaltou.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, foi quem reinaugurou a Escola Honorato Filgueiras na manhã desta quinta-feira, 11, ao lado de representantes do governo e da comunidade do Jurunas.
Para ele, “é uma honra entregar tantas escolas reformadas na nossa gestão e que já estão em funcionamento. Essa obra que estamos entregando, hoje, representa o direito à educação de qualidade e social”.
A escola é a 12ª unidade escolar reinaugurada em apenas um ano e meio de gestão do prefeito Edmilson, resultado do programa de recuperação de 83 unidades de ensino do município, iniciado em 2021.
“Não entregamos apenas o prédio, mas também uma educação de qualidade. Hoje, a comunidade do bairro do Jurunas ganha um presente especial”, enfatizou a diretora-geral da Semec, Araceli Lemos, que, no evento, representou a secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt.
Homenagem – A unidade educativa que homenageia o farmacêutico Honorato Filgueiras é um símbolo para o bairro do Jurunas, onde atualmente está localizada, e para o da Cidade Velha, bairro vizinho.
A escola nasce atrelada à paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, à época administrada pelo vigário paroquial, cônego David Larêdo. E, com o passar dos anos, foi integrada à rede municipal de educação de Belém.
O aluno egresso da EMEF Honorato Filgueiras, o jovem Antony Davi de Sena, de 15 anos, foi a personalidade homenageada na inauguração da unidade educativa. Antony teve uma caminhada na escola marcada pela iniciação científica e por premiações em olimpíadas científicas.
“Eu gostaria de agradecer muito a todos os profissionais que trabalham aqui e que me ensinaram muito. Para os alunos, que ainda estão estudando aqui, eu digo que eles aproveitem muito as oportunidades que a escola oferece. Ainda mais agora com essa nova estrutura”, afirmou Antony.
Texto: Fabricio Lopes