A Secretaria Municipal de Educação (Semec) apresentou a nova fase do projeto “Guardiões da Saúde na Educação”, em reunião virtual realizada nesta quinta-feira, 11, com guardiões e gestores da rede municipal de ensino.
Pioneirismo – A iniciativa da Prefeitura de Belém é o único instrumento no Brasil que atua na prevenção de casos de covid-19 nas escolas públicas.
O aplicativo agora incorpora novas funcionalidades, dentre as quais a notificação de casos de violência, uso de álcool e outras drogas, problemas de audição e visão, desnutrição, abusos sexuais e outras questões, como gravidez, união conjugal na adolescência e atualização do calendário vacinal.
Superação – A utilização do aplicativo nas escolas, iniciada em 2021, superou as expectativas. O projeto ajudou no combate à covid-19, assegurou a continuidade do aprendizado, minimizou os riscos de transmissão do vírus e evitou que as escolas municipais de Belém se tornassem focos de transmissão.
O professor do Centro de Competência em Software Livre (CCSL) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gustavo Pinto, e o estudante de Ciências da Computação, Enzo Santos, desenvolveram o aplicativo, usado durante a pandemia como ferramenta de comunicação em tempo real entre as escolas e a Semec.
Disponíveis – Moisés Silva, professor da UFPA, que atuou na implantação do “Guardiões da Saúde na Educação”, explicou que as novas ferramentas já estão disponibilizadas no aplicativo e já podem ser usadas.
Enfrentamento – ”As novas ferramentas do aplicativo irão nos ajudar a entender o que está acontecendo em cada uma das nossas escolas. Teremos os dados mais puros da realidade, tanto das escolas quanto das crianças. A análise desses dados pode ser utilizada para planejar ações para enfrentamento dos diferentes problemas que hoje sabemos que existem, mas que não temos a certeza da magnitude”, afirmou.
A coordenadora do “Guardiões” e da Coordenação Integrada de Educação e Saúde (Cines) da Semec, Camila Malcher, ressaltou a importância do projeto.
”A atuação intersetorial articulando políticas públicas de educação possibilita à Semec, em parceria com a UFPA, ter uma ferramenta tecnológica na rede municipal de ensino proporcionando dados reais para planejamento, intervenção, monitoramento e avaliação de resultados”.
Ampliação do alcance – Ela explicou que o aplicativo potencializa o trabalho da gestão municipal de forma integral e integrada, pois atua nas várias dimensões da comunidade escolar, associando o trabalho de várias pastas da Prefeitura de Belém, como as da Educação e da Saúde.
Com a ampliação do alcance do aplicativo, as dimensões física, psicológica e social dos estudantes e dos servidores da rede municipal de educação de Belém serão alcançadas, gerando informações necessárias para a execução de políticas públicas.
Aprimoramento – O projeto “Guardiões da Saúde na Educação” foi desenvolvido pela Semec e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com a UFPA, para monitorar casos suspeitos de covid-19 nas escolas municipais no retorno das aulas presenciais, em setembro de 2021. O aplicativo, porém, detectou outras situações, o que levou ao seu atual aprimoramento.
Texto: Amanda Cunha